Sustentabilidade
Sustentabilidade

Acreditamos que projetos e práticas sustentáveis oferecem aos hóspedes experiências que os inspiram para suas ações futuras.

Política deSustentabilidade

Política de
Sustentabilidade

A Pousada Literária reafirma seu compromisso com o desenvolvimento de práticas e iniciativas que contribuem com o turismo regenerativo em Paraty. Garantindo um desenvolvimento equilibrado, sustentável e integrado ao território, assegurando a conservação do meio ambiente e fortalecendo a cultura e a comunidade local.

Isto posto, o sentido de Turismo Regenerativo seguido pela Literária está pautado na definição divulgada pela Futuri (Aliança pelo Turismo Regenerativo), ou seja:

O TURISMO REGENERATIVO presume, além da adoção das boas práticas para deixar o território ainda melhor do que era antes, a participação da cadeia do turismo como um todo no processo de planejamento integrado:

Ampliar os impactos positivos da atividade turística;
Proporcionar a reconexão, a interação com o meio ambiente e os ecossistemas e provocar a observação e a sensibilização;
Despertar o sentido de pertencimento e de respeito pelo lugar;
Promover maior inclusão socioeconômica e o bem-estar das comunidades e dos visitantes;
Promover a restauração da paisagem, dos ecossistemas, das bacias hidrográficas (por exemplo: nascentes) e da biodiversidade;
Proporcionar experiências transformadoras com a interação dos visitantes com a comunidade e cultura local e nos aprendizados práticos;
Propiciar momentos de autoconhecimento.

Nessa direção, a Pousada Literária tem como premissa, em todos os seus projetos, atuar no desenvolvimento e ampliação dos 4 C’s do Turismo Regenerativo, que são:

Conservação + Cultura + Comunidade + Comércio


Há, portanto, um compromisso em atuar com base nos quatro pilares, garantindo uma experiência real de conexão, dos hóspedes e visitantes, com a natureza e a cultura local.

Por fim, as diretrizes descritas abaixo reforçam o compromisso da Pousada Literária com o Turismo Regenerativo e a Sustentabilidade do negócio:

Conservação ambiental

Atuação e desenvolvimento de projetos socioambientais em Paraty. Garantindo a implementação de práticas de gestão sustentável de água e energia, consumo consciente e redução de desperdícios e destinação correta dos resíduos gerados.

Turismo de Baixo Impacto

Atividades realizadas e usufruídas por hóspedes e visitantes da Pousada Literária visam o turismo de baixo impacto, e promovem experiências de conexão real com o bioma da Mata Atlântica e a cidade de Paraty. A pousada desenvolve atividades totalmente integradas ao território em todas as suas operações. Há ainda o compromisso de garantir que serviços oferecidos nas dependências da Literária fomentem a economia da cidade, o que é feito através da compra de insumos e artesanatos locais, fortalecendo a comunidade e cultura do território.

Envolvimento da comunidade

Incentivar, de forma ativa e constante, a participação da comunidade local nos projetos da pousada, fortalecendo e dando visibilidade as potências locais. Fomentar a colaboração entre os moradores da cidade, empresas turísticas e autoridades governamentais, promovendo a inclusão, o respeito à cultura local e o compartilhamento de benefícios econômicos.

Benefícios Econômicos

A Pousada Literária promove a criação de oportunidades de emprego para a comunidade local, fortalece micro e pequenas empresas, e estimula o consumo de produtos e serviços locais buscando benefícios de uma economia circular.

Educação e Conscientização

Junto a outros órgãos públicos e privados da cidade de Paraty, a Pousada Literária apoia e incentiva o desenvolvimento de programas de educação e capacitação, criando redes de conexões para fomentar capacidades individuais e institucionais em prol do desenvolvimento sustentável da cidade. Há um compromisso diário com a conscientização dos visitantes, hóspedes e moradores locais a respeito da importância da sustentabilidade e regeneração dos destinos turísticos.

Monitoramento e Avaliação

A pousada definiu indicadores de desempenho e realiza análises regulares para identificar áreas de melhoria e desenvolver medidas corretivas.

Consumo Sustentável

A seleção de fornecedores considera a atuação de cada um a partir dos aspectos ambientais e sociais, e ainda prioriza o estabelecimento de parceria com fornecedores locais. Além disso, muitos dos insumos utilizados nas cozinhas da pousada são produzidos em fazendas que fazem parte do grupo do qual a Literária faz parte e que estão localizadas em Paraty (RJ) e Cunha (SP). Para a Pousada Literária, a implementação de práticas e a busca pela melhoria contínua da redução do desperdício e da geração de resíduos é uma prioridade dentro do tema de sustentabilidade.

Acessibilidade

A Pousada Literária se compromete a garantir, cada vez mais, o acesso de públicos variados, permitindo que pessoas de diversas idades e com diferentes necessidades usufruam de forma igualitária das dependências, tanto da pousada quanto da Fazenda Bananal.

Inclusão

A Pousada Literária se compromete com a garantia dos Direitos Fundamentais dos indivíduos, em especial o direito à vida, à liberdade e à igualdade. Aspectos contemplados nas atividades da pousada:

  • Igualdade e não discriminação;
  • Proteção dos direitos das crianças;
  • Proteção dos direitos culturais;
  • Direito à informação e educação;
  • Direitos trabalhistas.

INFOS
Veja também