Paraty

Em 2019, A Unesco reconheceu Paraty como patrimônio histórico da humanidade. É uma cidade pitoresca de 35 mil habitantes, traçada por ruelas que seguem com as características de quando foram construídas no século XVI.

Naquela época, Paraty era um importante porto de escoamento de ouro e café. Porém, com a criação de rotas alternativas, a cidade ficou isolada e viveu quase um século de estagnação. Esse isolamento garantiu a preservação de seus patrimônios naturais e culturais.

Mas foi bem depois, na década de 1970, com a construção da rodovia Rio-Santos, que Paraty voltou à cena. Desde então, o município passou a viver um período de intenso desenvolvimento turístico, econômico e cultural.

Cultura e natureza: na Pousada Literária você conhece uma Paraty diferente

O Centro Histórico de Paraty

Como estamos no centro histórico, as principais atrações da cidade são de fácil acesso a pé: igrejas, praças bucólicas, ruas com calçamento “pé de moleque” (com o trânsito de automóveis impedido) e os alambiques para a fabricação de cachaça.
Relaxe! Deixe o seu carro em nosso estacionamento e só utilize quando for retornar para a sua casa!

O mar, a montanha e a Mata Atlântica

Paraty também é famosa pelas opções de ecoturismo. Aqui, o encontro do verde exuberante da mata com o azul cristalino do mar cria santuários encantadores.

Há ainda a Fazenda Bananal! Construída no período Brasil-colônia, foi totalmente restaurada e redirecionada para ser um projeto de educação ambiental sustentável. Ela é vinculada à Pousada Literária e conta com diversas atividades, além de ser sede de um restaurante agroecológico.